sexta-feira, 1 de junho de 2012

TEMA - I
-
DIDÁCTICA (DAS TIC) E OBJECTOS DE APRENDIZAGEM
-- // --
 

A didática é uma ciência estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, (métodos e técnicas de ensino) ou seja a forma de ensinar/fazer aprender. Os professores podem ensinar “brincando” com os alunos, isso não quer dizer que estes não aprendam; muitas vezes é uma boa estratégia. A didática preocupa-se com as estratégias de ensino (questões práticas). Os intervenientes deste processo são os professores, os alunos, as disciplinas (matéria ou conteúdo), os contextos da aprendizagem e as estratégias metodológicas.
Os objetos de aprendizagem são materiais pedagógicos, hoje em dia bastantes diversificados, e que são utilizados ou reutilizados pelos professores, com o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem (recursos), quer na educação à distância quer presencial.

Existem dois níveis de objetos de aprendizagens:
1)      Simples, indivisíveis e facilmente colados a contextos específicos tais como, imagens fixas, sequências de vídeo, áudio ou animações;
2)      mais elaborados podendo ser constituídos por textos, simulações, exercícios, etc.


Sitografia


DUTRA, R.; TAROUCO, L. Objectos de aprendizagem: Uma comparação entre SCORM e IMS Learning Design. Disponível em http://sbie2009.inf.ufsc.br/materiais/learning-design/leituras/000581001.pdf, consultado em 01/06/2012.

MIZUKAMI, Maria G. N., ENSINO: As abordagens do processo. Disponível em http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/files/2010/10/ABORDAGENS-DO-PROCESSO.pdf, consultado em 01/06/2012.


Sem comentários: