TEMA - I
-
DIDÁCTICA (DAS TIC) E OBJECTOS DE APRENDIZAGEM
DIDÁCTICA (DAS TIC) E OBJECTOS DE APRENDIZAGEM
-- // --
A didática é uma
ciência estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, (métodos e
técnicas de ensino) ou seja a forma de ensinar/fazer aprender. Os professores podem ensinar
“brincando” com os alunos, isso não quer dizer que estes não aprendam; muitas vezes
é uma boa estratégia. A didática preocupa-se com as estratégias de ensino (questões práticas). Os
intervenientes deste processo são os professores, os alunos, as disciplinas (matéria ou conteúdo), os contextos da aprendizagem e as estratégias metodológicas.
Os objetos
de aprendizagem são materiais pedagógicos, hoje em dia bastantes diversificados,
e que são utilizados ou reutilizados pelos professores, com o objetivo de facilitar o processo
ensino-aprendizagem (recursos), quer na educação à distância quer presencial.
Existem
dois níveis de objetos de aprendizagens:
1)
Simples, indivisíveis e facilmente colados a contextos
específicos tais como, imagens fixas, sequências de vídeo, áudio ou animações;
2)
mais elaborados podendo ser constituídos por
textos, simulações, exercícios, etc.
Sitografia
DUTRA, R.; TAROUCO, L. Objectos de aprendizagem: Uma comparação entre SCORM e IMS Learning
Design. Disponível em http://sbie2009.inf.ufsc.br/materiais/learning-design/leituras/000581001.pdf,
consultado em 01/06/2012.
MIZUKAMI, Maria G. N., ENSINO:
As abordagens do processo. Disponível em http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/files/2010/10/ABORDAGENS-DO-PROCESSO.pdf,
consultado em 01/06/2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário