TEMA - II
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A ANÁLISE DIDÁCTICA DE OBJECTOS DE APRENDIZAGEM (VISUAIS E AUDIOVISUAIS)
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Metodologias de observação de documentos iconográficos
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Metodologias de observação de documentos iconográficos
Utilização pedagógica de uma imagem
As imagens são importantes recursos para a comunicação de ideias científicas. No entanto, além da indiscutível importância como recursos para a visualização, contribuindo para a inteligibilidade de diversos textos científicos, as imagens também desempenham um papel fundamental na constituição das ideias científicas e na sua conceitualização. Essas questões têm sido objeto de um crescente conjunto de investigações no campo da educação em ciências que, mesmo organizado a partir de quadros teórico-metodológicos tão distintos quanto a semiótica social, a psicologia cognitiva e os estudos culturais entre outros, compartilha o interesse de melhor compreender as relações entre imagens, conhecimento científico e ensino de ciências. As ideias são mais facilmente lembradas do que suas correspondentes representações verbais e o efeito positivo de ilustrações na aprendizagem dos alunos.
Existem duas teorias para abordar a uma leitura de imagens:
1. a tipográfica, que segue um método similar ao da leitura de um texto, começando no ângulo superior esquerdo e descendo para a direita;
2. teoria da Gestalt, que da impressão global obtida pelo primeiro golpe de vista, vai centrando-se nos diferentes núcleos de interesse.
Na análise de imagens(fixas) desenhadas, pintadas ou esculpidas, podemos utilizar quatro métodos:
1) Método Formalista – as formas têm um conteúdo significativo próprio – “pura visualidade” e a representação é individualizada ou idealizada (e não descritiva ou ilustrativa); estuda a formação da obra de arte na consciência do artista.
2) Método Sociológico – retrata a realidade social onde o artista está inserido e como participante da sociedade é influenciado por ela e levado por interesses religiosos, políticos e económicos. Em suma este método estuda a génese e a sua existência na realidade social.
3) Método Iconológico - o elemento central da interpretação iconológica é a experiência (vivência) individual, coletiva e dos conhecimentos do produtor da obra de arte. As imagens são observadas por pessoas diferentes, com experiências e vivências diferentes e como tal interpretam-nas também de forma diferente.
4) Método Estruturalista – este método tem em consideração três conceitos fundamentais que são, os conceitos de forma, imagem e sinal. O conceito de forma está relacionado com a forma como a arte é vista, ou seja, como o artista interpreta a realidade e a reproduz na sua obra, através dos seus conhecimentos. O conceito de imagem refere-se à imaginação do artista. E o conceito de sinal pretende uma decifração rigorosa dos sinais mediante a determinação de códigos corretos. Esta questão está relacionada com a comunicação, ou seja quando observamos um objeto (imagem, edifício, etc.), esta transmite-nos informação sobre a sua função (não estética), e também nos transmite informação estética.
Grelha para observação e análise de imagens
3º CEB e Secundário
Imagens
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Perceção
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Interpretação
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Significantes – o que vejo nas
imagens
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Significados – o que me parece que
representam os significantes
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Conotações – o que me parece que
querem dizer os significados
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Duas pessoas, dois carros
e dois símbolos
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Computadores de duas
marcas diferentes
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A marca da direita é
melhor porque tem melhores caraterísticas e melhor assistência técnica
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Bom trabalho
Utilização pedagógica de um filme
Um filme
didático é criado com uma finalidade pedagógica, enquanto um filme educativo, é
um filme já existente mas contém informação que o professor pode utilizar para
o ensino-aprendizagem.
Na utilização
pedagógica de um filme, o professor deve preparar e planificar (determinar os
objetivos para a apresentação do filme) a visualização do mesmo, antes, durante
e depois da apresentação aos alunos; informar os objetivos do filme, aferir conteúdos
e podemos também elaborar um guião para o filme. As estratégias a utilizar
podem ser, apresentar o filme todo de uma vez, apresentá-lo por partes, no
início, no meio, no fim da aula, utilizá-lo em várias aulas, analisar o filme individualmente,
em grupo, ou na aula com toda a turma, dependendo do(s) objetivo(s)
pretendido(s). Devemos apresentar aos alunos grelhas para observação e análise
do filme também antes, durante e depois do visionamento do filme (dependendo a
estratégia utilizada), bem como promover a discussão sobre o filme entre
professor e alunos ou se for necessário utilizar outros recursos que para
complementar (extras do filme, making off)
a avaliação e aquisição dos conhecimentos.
Grelha para observação e análise de filmes
3º CEB e Secundário
Antes de ver o filme
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Título do filme
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A rede 2.0
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Realizador
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Charles Winkler
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Ano
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2006
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Tema
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Informática - Redes
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Informações prévias
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Este filme mostra-nos a utilização indevida da
Internet
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Durante o filme
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Elementos essenciais:
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Protagonista(s)
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Nikki Deloach, Keegan Connor Tracy, Neil Hopkins, Demet
Akbag, Sebnem Donmez, Guven Kirac
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Local da ação principal
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Istambul
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Época
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Atual – Século XXI
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Problema central
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Fraude de alta tecnologia,
envolvendo um mafioso russo
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Alguns pormenores significativos:
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Representação
da época:
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Cenários
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Istambul, prisão, escritório
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Adereços
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Computadores de alta tecnologia, telemóvel
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Guarda-roupa
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Roupa típica de mulher/homem do século XXI
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Caraterização
do(s) protagonista(s):
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Comportamentos
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Fugir da polícia, diálogo “desesperado” com uma
suposta psicóloga e com a mulher que ficou com a sua identidade
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Uso da voz
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Serena, alterada, nervosa, indignada
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Final da História
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A Hope Cassidy recuperou a sua identidade, a sua
vida
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Desenlace
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A protagonista quando se apercebe que ficou sem
identidade (com documentos com outro nome), sem dinheiro e sozinha num país
estranho, fez de tudo para recuperar a sua vida
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Depois de ver o filme
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Palavras-chave
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Internet,
rede, computadores
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Aspetos positivos
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Alertar para o uso indevido da Internet e os perigos
que daí advêm
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Aspetos negativos
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Não encontro aspetos negativos pois o filme é
interessante, emocionante e consegue cativar o espetador
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Aprendizagens que adquiri, com
este filme
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Cuidados a ter na utilização da rede de computadores
e da Internet (troca de informação, utilização do correio eletrónico e
programas para adquirir palavras passe)
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Bom filme e bom trabalho
Nota: É de
salientar que esta grelha é genérica (adequa-se a diferentes disciplinas) e como
tal, alguns dos itens são mais apropriados a algumas disciplinas do que outros.
Sitografia
ARGAN,
G. e FAGIOLO, M. “GUIA DE HISTÓRIA DA
ARTE”. Disponível em http://moodle2012.ipiaget.org/file.php/5821/1_Metodos_imagens.pdf, consultado em 12/06/2012.
BOHNSACK, R.
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LENCASTRE,
J. A.; CHAVES, J. H. (2003). “ENSINAR PELA IMAGEM”. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, nº8. Disponível em http://investigacao.ipiaget.org/edutec/ficheiros/3_ENSINAR_PELA_IMAGEM_viicongresopsicopedagoxia2003.pdf,
consultado em
08/07/2012.
MARTINS,
Isabel, GOUVÊA Guaracira, PICCININI, Cláudia. ”APRENDENDO COM IMAGENS”. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000400021&script=sci_arttext&tlng=en, consultado em 24/06/2012.
RELVÃO, Â.,
“LEITURAS ENREDADAS”. Disponível em http://leiturasenredadas-angela.blogspot.pt/2012/01/o-video-na-sala-de-aula-ou-na-be-muito.html, consultado em 17/06/2012.
WINKLER, C., “A Rede 2.0”, 1 disco (DVD), Sony Pictures, 2006, 89 minutos.
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